domingo, 1 de junho de 2008

Aldeia do Romeu.

Existem lugares em Portugal verdadeiramente singulares. Não tem atractivos naturais como uma bonita paisagem ou uma praia, ou algum monumento digno de nota e percorrem-se em 10 minutos.

Mas teem outras coisas, e neste caso em particular e para mim, o restaurante mais intimista, mais bonito, com um ambeinte dificil de descrever, onde se fala baixo e se ouve musica clássica de fundo e com uma gastronomia divina, talvez do melhor que já comi neste país, e já experimentei imensos, de seu nome Maria Rita. Posso dizer mesmo que me deslocaria lá novamente de proposito só paa tomar outra refeição aqui.
Descendo o IP4, entre Bragança e Mirandela, há que sair da estarada principal, conduzir meia duzia de kms, para visitar a Quinta Jerusalem do Romeu. E não só para experimentar as suas iguarias num restaurante pequeno, todo em madeira por dentro que era no século passado uma antiga estalagem e que mantém toda a mobilia, tapetes , quadro e restantes objectos desa época, para além de uma cadeira de baloiço em frente a uma aconchegante lareira.
Tem poucos lugares, as pesssoas estão mais ou menos isoladas a tomar a sua refeição, o que ainda torna s coisas mais agradaveis.
Depois do repasto tem que se visitar o Museu das Curiosidades, onde ficamos de boca aberta com a evolução de certos utensilios e que só tinhamos visto na casa dos nossos avós ou alguns deles nunca vistos.
Há que comprar também na loja o azeite fabricado na quinta, biológico e considerado em 1999 como o melhor azeite da Península Ibérica por uma revista alemã (provei, comprei e comprovo que de facto sabe a azeitonas, como os que os meus tios ainda fazem no Alentejo).

Enquanto lá não volto, ficam as fotos para mais mais tarde recordar e sugestão que deixo a todos que apreciem a arte das comezainas como eu...:-)





Tudo em madeira, muito cosy

Diz que o tapete ainda é original O cantinho á janela é muito romântico


Ai, o que eu gostei deste cenário: cadeira de baloiço e lareira a acrepitar


Um bacalhau refogado com vegetais e depois gratinado por cima nham nham...


Pormenores



http://www.quintadoromeu.com/home.html

http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=5234

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=330927