domingo, 1 de junho de 2008

Aldeia do Romeu.

Existem lugares em Portugal verdadeiramente singulares. Não tem atractivos naturais como uma bonita paisagem ou uma praia, ou algum monumento digno de nota e percorrem-se em 10 minutos.

Mas teem outras coisas, e neste caso em particular e para mim, o restaurante mais intimista, mais bonito, com um ambeinte dificil de descrever, onde se fala baixo e se ouve musica clássica de fundo e com uma gastronomia divina, talvez do melhor que já comi neste país, e já experimentei imensos, de seu nome Maria Rita. Posso dizer mesmo que me deslocaria lá novamente de proposito só paa tomar outra refeição aqui.
Descendo o IP4, entre Bragança e Mirandela, há que sair da estarada principal, conduzir meia duzia de kms, para visitar a Quinta Jerusalem do Romeu. E não só para experimentar as suas iguarias num restaurante pequeno, todo em madeira por dentro que era no século passado uma antiga estalagem e que mantém toda a mobilia, tapetes , quadro e restantes objectos desa época, para além de uma cadeira de baloiço em frente a uma aconchegante lareira.
Tem poucos lugares, as pesssoas estão mais ou menos isoladas a tomar a sua refeição, o que ainda torna s coisas mais agradaveis.
Depois do repasto tem que se visitar o Museu das Curiosidades, onde ficamos de boca aberta com a evolução de certos utensilios e que só tinhamos visto na casa dos nossos avós ou alguns deles nunca vistos.
Há que comprar também na loja o azeite fabricado na quinta, biológico e considerado em 1999 como o melhor azeite da Península Ibérica por uma revista alemã (provei, comprei e comprovo que de facto sabe a azeitonas, como os que os meus tios ainda fazem no Alentejo).

Enquanto lá não volto, ficam as fotos para mais mais tarde recordar e sugestão que deixo a todos que apreciem a arte das comezainas como eu...:-)





Tudo em madeira, muito cosy

Diz que o tapete ainda é original O cantinho á janela é muito romântico


Ai, o que eu gostei deste cenário: cadeira de baloiço e lareira a acrepitar


Um bacalhau refogado com vegetais e depois gratinado por cima nham nham...


Pormenores



http://www.quintadoromeu.com/home.html

http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=5234

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=330927

14 comentários:

Rubi disse...

As fotos são divinais, e este cantinho está com o potencial de se tornar um blogue fabulástico :)

Parabéns

P.S - Podes tirar as letrinhas nos comentários? lol

Miss Precious disse...

A única coisa que para mim destoa é mesmo o bacalhau, mas as fotos estão fantásticas.

Lurdes disse...

Só podia ser em Trás-Os-Montes, né?! Já bem perto da minha terra...
Beijinhos

Noiva Judia disse...

que excelente sugestão para a próxima vez que eu rumar ao nordeste transmontano. e o bacalhau tinha óptimo aspecto.

Sérgio Pontes disse...

Parece mesmo intimo e muito bom!

Cumprimentos

O Profeta disse...

Errantes sentires percorrem
Este corpo nu de calor
Queda-se a vontade ao vento
Neste deserto de verde amor

Ai este grito contido
É lava rubra em minha garganta
Pio de pássaro preso às penas
Uma reza a fugir de alma santa


Boas férias


Mágico beijo

O Profeta disse...

Fecham-se as janelas de poente
Acenderam-se os luzeiros no céu
A cidade desperta para o arraial
Uma noiva procura o perdido véu

Os acordes da Banda no Coreto
Uma tuba marca o compasso
O clarinete dança na calmaria
O Maestro solta gestos no espaço



Bom fim de semana



Mágico beijo

PQ disse...

Posso recomendar no meu site? Com citação da fonte, evidentemente.

Dylan disse...

Às vezes, o interior do nosso país esconde verdadeiras preciosidades. Eu sei de algumas, mas não posso contar...

jen laceda disse...

Yum, yum, yum!

Rute disse...

Gostei muito do teu blog! Com todas as dicas e sugestões..e estas fotos da comida portuguesa...ah que saudades! Eu vivo em Madrid e queria dar-te a conhecer a web na qual trabalho www.minube.pt, já que é uma rede social de viagens que acabámos de lançar em Portugal. Lá podes recomendar sítios que tenhas visitado e deixar as tuas fotos, vídeos e opiniões para inspirar outros utilizadores - O que te encorajo desde já a fazer! E, caso tenhas curiosidade, visita o blog que criei através da página: http://www.minube.pt/viagem/vivermadrid
Espero que gostes! Cumprimentos

Jorge Sarmento disse...

Parabéns por este artigo! Eu sou trasmontano e conheço isto! É com atitudes destas que se faz a melhor propaganda dos cantos do nosso país. De recordar que faltaram aqui as fotos do interior do museu anexo ao restaurante mas não são permitidas fotos.
Um conselho; vão visitá-lo para ver principalmente os seus instrumentos musicais e os seus automóveis antigos.

aries2903 disse...

Eu visitei este restaurante, ha' 20 anos atras durante a minha lua de mel e ainda e' um dos que mais me influenciaram, na minha carreira de Restauracao, que eu abraco ha' 24 anos.
Estou precisamente a planear a levar a minha filha (18 anos) la' , na proxima semana.
A hidden gem, como dizem os Ingleses.
Pedro=Liverpool

janda gi disse...

your blog is very interesting, I will visit again in the next article
cara memikat hati wanita jepang